terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Novas estações do VLT são entregues e percurso total começa nesta quarta-feira

Novas estações do VLT são entregues e percurso total começa nesta quarta-feira
Solenidade com Alckmin marca a finalização da primeira etapa do transporte na região
DE A TRIBUNA ON-LINE

31/01/2017 - 11:31 - Atualizado em 31/01/2017 - 17:13


           Alckmin entrou, nesta manhã, as últimas estações do VLT da 1ª etapa. (Foto: Rogério Soares/A Tribuna)
O governador Geraldo Alckmin entregou, na manhã desta terça-feira (31), as últimas estações do Veículo Leve Sobre Trilhos para a conclusão de toda a primeira etapa do transporte metropolitano: Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, do lado de Santos, e Barreiros, do lado de São Vicente. As inaugurações integram os trechos já abertos e ligam Barreiros, em São Vicente, a Santos. Com isso, os usuários poderão percorrer, já a partir desta quarta-feira (1º), os 11,5 quilômetros entre as duas cidades.
''Hoje, estão sendo entregues mais oito carros do VLT, totalizando 15 veículos em operação com ar-condicionado. O Estado investiu em sistema, ferrovia, trens, estação, obras viárias entre São Vicente e Santos, um total R$ 1,4 bilhão para um transporte para 400 passageiros por trem, que substitui 7 ônibus. É elétrico e não poluente'', afirmou Alckmin, durante solenidade na Avenida Francisco Glicério.
A inauguração contou com a presença do vice-governador, Márcio França, e dos prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e de São Vicente, Pedro Gouvêa.
Durante a solenidade, Alckmin afirmou que o horário de funcionamento do VLT será estendido. Atualmente, ele circula das 7h às 19 horas, e, a partir de abril, será das 5h30 às 23h30.
Em seguida, o governador fez uma viagem de VLT entre as estações Ana Costa e Washington Luís, marcando a entrega das 15 estações entre Barreiros, em São Vicente, e Porto, em Santos.

Já estavam em operação as estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Porto, em Santos. Todas as 15 estações têm ciclovia, paraciclos e um bicicletário, este instalado na Estação Barreiros.
A partir desta quarta-feira (1º), a população poderá fazer o embarque e desembarque nas 14 das 15 estações. Isso porque, na Estação Conselheiro, está sendo finalizada a implantação de sistema de segurança, que entrará em operação em fevereiro.
Máquinas para cartão
Além das novas estações, entrarão em funcionamento 10 máquinas de autoatendimento para o usuário comprar seu cartão e recarregar todos os tipos de cartão do BR Mobilidade. Os equipamentos estão instalados nas estações Mascarenhas, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente. Em Santos, estão  nas estações Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Bernadino.



Visita do governador a Santos também motivou protestos  (Foto: Rogério Soares/A Tribuna)
Ajustes
Na última semana, a Prefeitura de Santos pediu à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) correções e ajustes no entorno da linha do VLT entre as estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto.
A avaliação apontou a necessidade dos reparos para melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos pedestres, inclusive no embarque e no desembarque.
Segundo a EMTU, “os reparos serão efetuados dentro do período entre o termo de recebimento provisório da obra e o termo de recebimento definitivo. As correções não interferirão no início da operação entre as 15 estações do trecho Barreiros-Porto''.

* Com informações de Gustavo T. Miranda

Alckmin e outros políticos participaram da inauguração desta manhã (Foto: Rogério Soares/A Tribuna)


TAGS:
  • VLT. 
  • LINHA FÉRREA
  • , SANTOS, 
  • SÃO VICENTE, 
  • ALCKMIN, 
  • DESTAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022     IBGE passará a notificar condomínios e cogita recorrer a medidas judiciai...