Google revela os assuntos que dominaram as buscas em 2021; veja lista
A retrospectiva de buscas do Google também revelou os termos mais pesquisados nos segmentos de filmes, músicas, receitas, memes, séries, programas de TV — que teve o “BBB” no topo da lista mais uma vez — e atletas olímpicos, liderados pela ginasta Rebeca Andrade. O ranking também traz as pesquisas mais curiosas dos usuários sobre “como fazer” determinados procedimentos e “quanto custa” algum produto ou serviço.
A seguir, confira o ranking dos 10 assuntos que mais cresceram no Google em 2021 diferentes categorias.
- O assunto mais buscado do ano foi “Marília Mendonça”, cantora que faleceu aos 26 anos em um acidente aéreo no início do mês de novembro.
- Em seguida, o ranking é dominado pelo futebol, com pesquisas de termos como "Eurocopa", "Libertadores", "Corinthians" e "Copa América".
- Outros famosos que faleceram também aparecem na lista, como o cantor MC Kevin e o criminoso Lázaro Barbosa.
É bastante comum utilizar o Google para descobrir o significado das coisas. O ranking “O que?”, por sua vez, mostra as curiosidades mais pesquisadas pelos usuários no ano de 2021. A ideia mais buscada foi “O que é cringe?” — gíria que viralizou na Internet em junho e significa algo ultrapassado que torna-se vergonhoso. Na sequência, aparece a frase “O que é basculho?”, termo usado por Gil do Vigor no BBB 21. A questão “O que aconteceu com o WhatsApp?” também figura na lista, provavelmente impulsionada pelo apagão de outubro.
O acontecimento mais pesquisado do ano foi a Olimpíada de Tóquio, realizada entre julho e agosto. Na sequência, aparece "Vacina Covid-19", por conta do inicio da campanha de imunização no Brasil, e o termo “WhatsApp fora do ar”. Casos policiais como a morte do menino Henry Borel, ocorrida em março, e as buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa, que ganharam repercussão nacional em junho, também marcam presença nas pesquisas realizadas pelos usuários.
A Olimpíadas de Tóquio também fez com que vários atletas fossem procurados no Google. Um exemplo é a ginasta Rebeca Andrade, que ganhou uma medalha de ouro e uma de prata, sendo a mais pesquisada pelos usuários brasileiros no ano. Também aparecem no ranking Isaquias Queiroz — medalha de ouro na canoagem —, Rayssa Leal — vice-campeã no skate —, Ana Marcela Cunha — vencedora da prova de natação em águas abertas —, e Ítalo Ferreira — campeão do surfe. Apenas uma personalidade da lista não é brasileira: a ginasta norte-americana Simone Biles.
O clube de futebol mais pesquisado do ano foi o Palmeiras, campeão da Libertadores 2020 e 2021, ambas com finais disputadas em 2021. Dentre outros times brasileiros que aparecem na lista estão Corinthians, São Paulo, Santos e Fluminense. As equipes internacionais mais buscados foram PSG, Real Madrid e Chelsea.
Na categoria "Beleza", o termo mais pesquisado do ano foi “Unhas decoradas", seguido da palavra "ácido hialurônico" — substância utilizada nos procedimentos de harmonização facial — e do termo “cabelo curto”. Buscas para "Alopecia" — doença que causa falhas no couro cabeludo e ganhou destaque por acometer o participante Lucas Penteado, do BBB 21 —, e a cantora sertaneja Maraísa também aparecem no ranking.
Nesta modalidade, a principal pergunta feita pelos usuários foi "Como fazer horta em casa", o que pode estar relacionado à continuidade da pandemia e do isolamento social. Dúvidas sobre tecnologia também aparecem no ranking — algumas, inclusive, foram respondidas pelo TechTudo. Entre os destaques estão "Como fazer um Pix", "Como fazer backup do WhatsApp" e "Como fazer boletim de ocorrência online". Outros questionamentos envolvem os benefícios Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil, liberado pelo Governo Federal em novembro.
Os usuários brasileiros também utilizaram o Google para saber como mudar de personalidade. Isso porque o termo mais buscado nesta categoria foi “como ser uma pessoa fria”. Além disso, as pessoas também procuraram entender “como ser mais confiante” e “como ser mais inteligente”. Na área de tecnologia, o interesse em saber “como ser entregador do Mercado Livre”, “como ser hacker” e “como ser Uber” cresceu em 2021.
Os filmes de super-heróis dominaram o ranking de mais pesquisados no Google em 2021. O longa-metragem mais buscado do ano foi “Eternos”, da Marvel, seguido por “Viúva Negra”, do mesmo estúdio, e que faz parte do catálogo do Disney+. No mesmo segmento, aparecem “Venom: Tempo de Carnificina” e “Liga da Justiça de Zack Snyder” — o único entre os heróis da DC Comics. Na lista, também é possível encontrar “Marighella”, disponível no Globoplay; “Duna”, que pode ser assistido no HBO Max; e “A Menina que Matou os Pais”, lançado no Amazon Prime Video.
“Girl from Rio”, da cantora Anitta, foi a música mais pesquisada pelos brasileiros no Google este ano. Cantada em inglês e utilizando um sample de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, a canção foi lançada pela artista em abril de 2021. No segundo lugar, aparece “Estrelinha”, da dupla Di Paulo & Paulinho, com participação da cantora Marília Mendonça, seguida por “Batom de Cereja”, de Israel & Rodolffo, música que foi acessada no YouTube Brasil e a mais escutada do Spotify.
- "Girl From Rio" – Anitta
- "Estrelinha" – Di Paulo & Paulinho com Marília Mendonça
- "Batom de Cereja" – Israel & Rodolffo
- "Deus me Proteja de Mim" – Chico César
- "Drivers License" – Olivia Rodrigo
- "Alívio" – Jesse Aguiar
- "Meu Pedaço de Pecado" – João Gomes
- "Saturno" – BIN prod. Ajaxx
- "Penhasco" – Luísa Sonza
- "Doutora 3" – MC Kevin
A personalidade mais buscada do ano foi a rapper Karol Conká, por conta da grande repercussão que ganhou nas redes sociais após participar do BBB 21. Outros participantes do programa que aparecem na lista são os atores Lucas Penteado e Carla Diaz, além da vencedora do programa, Juliette. Figuras como o apresentador Sílvio Santos, o ator Luciano Szafir, que foi assunto de notícias ao passar longo período internado com complicações da Covid-19, e o ator Alec Baldwin, envolvido em um acidente fatal durante gravações de um filme nos Estados Unidos, também foram buscadas em 2021.
Em 2021, diversas personalidades faleceram e deixaram saudades. A cantora Marília Mendonça, falecida em novembro, foi a artista mais pesquisada pelo público. Em seguida, aparece o funkeiro MC Kevin, que morreu ao cair de um prédio no mês de maio. Grandes artistas da teledramaturgia brasileira, como Tarcísio Meira, Eva Wilma e o humorista Paulo Gustavo, além do político Bruno Covas e a jornalista Cristiana Lôbo, foram procurados na Internet.
Os usuários também usaram o Google para descobrir o preço das coisas. Itens relacionados à pandemia do coronavírus estão entre os mais procurados, como cilindro de oxigênio, teste de Covid-19 e ECMO, tratamento que funciona como um “pulmão artificial”. Também houve buscas pelo valor de procedimentos relacionados à estética, como implante dentário, clareamento dental e lipo lad. Nos assuntos de tecnologia, os usuários também procuraram saber quanto custa um bitcoin.
O serviço de geolocalização do Google foi bastante utilizado pelos usuários, que procuraram estabelecimentos comuns em regiões próximas, como pet shop, mercado, padaria, academia e barbearia. As pessoas também usaram a plataforma para pesquisar onde podiam tomar a vacina da Covid-19. Vale ressaltar que a pesquisa por vagas de emprego também está entre as mais populares da lista.
- Pet shop perto de mim
- Vacina COVID-19 perto de mim
- Parque para andar de bicicleta perto de mim
- Mercadinho aberto perto de mim
- Floricultura perto de mim
- Padaria perto de mim
- Academia perto de mim
- Barbearia perto de mim
- Vagas perto de mim
- Café para viagem perto de mim
Os programas de TV mais procurados do ano foram realities e novelas. Mais uma vez, o "Big Brother Brasil" foi a atração mais pesquisada, ficando à frente de outros realities como "Power Couple", "No Limite", "A Fazenda" e "The Masked Singer", que também aparecem na lista. Entre as novelas, a mais buscada foi "Salve-se Quem Puder", acompanhada de "A Vida da Gente", "A Força do Querer", "Verdades Secretas 2" e "Carinha de Anjo".
A Netflix teve oito séries entre as mais pesquisadas do ano no Google. Em primeiro lugar, aparece o grande sucesso sul-coreano “Round 6”, seguido por “Bridgerton”, “Cidade Invisível” e “Sweet Tooth”. No ranking, também aparecem “Cobra Kai”, “Lupin” e “Maid”. As duas únicas produções oriundas de outro streaming foram “Wandavision” e “Loki”, ambas produzidas pela Marvel e exibidas no Disney+.
A receita culinária mais buscada pelos cozinheiros no Google foi “Brownie de Nescau”. Na sequência, aparece uma clássica sobremesa das avós: o bolinho de chuva. Diversos tipos de bolo também foram buscados no pesquisador: bolo de cenoura de liquidificador, bolo de milho verde e bolo de caneca. Pratos como bacalhau com batata e strogonoff de frango também estão entre os mais pesquisados pelo público.
Os maiores memes do ano registrados pelo Google estão relacionados ao termo “Cringe”, que bombou no mês de junho. Depois, aparecem brincadeiras voltadas ao Palmeiras e o nome Mia Khalifa, atriz de filmes adultos citada na CPI da Covid-19. Outros termos como “Mó paz”, meme baseado na foto do cantor MC Poze, e “Pfizer”, famoso por conta do vídeo publicado pelo humorista Esse Menino, também estão entre os memes de maior sucesso.
Fonte: Techtudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário