segunda-feira, 30 de maio de 2016

Delegados da PF elegem hoje lista tríplice para Temer

Polícia Federal

Delegados da PF elegem hoje lista tríplice para Temer

POR MATEUS COUTINHO, FAUSTO MACEDO E RICARDO BRANDT
30/05/2016, 04h30
   
Em iniciativa inédita Associação dos Delegados da Polícia Federal quer novo diretor geral escolhido diretamente pela classe; nomes serão levados ao ministro da Justiça e ao presidente em exercício
Foto: Reprodução/Sindicato dos Delegados da Polícia Federal
Foto: Reprodução/Sindicato dos Delegados da Polícia Federal
Delegados da Polícia Federal em todo o País escolhem nesta segunda-feira, 30, os nomes que vão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB) para ocupar o cargo de diretor-geral da corporação. A iniciativa é organizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e conta com 10 delegados que se candidatam ao cargo para chefiar a PF em um de seus momentos mais importantes com os avanços da Lava Jato, a maior investigação do País que botou na mira da Justiça dezenas dos principais caciques políticos do Brasil, do PT, PMDB, PP e PSDB.
O sistema atual prevê que a escolha do Diretor-Geral é feita diretamente pela Presidência da República, após o indicado passar pelo crivo do ministro da Justiça – ao qual a PF está atrelada. Com a eleição nesta segunda, os três nomes serão encaminhados ao Executivo para decidir.
O atual diretor geral é o delegado Leandro Daiello Coimbra, no posto desde 2011 – início do primeiro mandato de Dilma.
Na gestão de Daiello, a PF executou as mais espetaculares operações contra a corrupção, a maior delas a Lava Jato.
A indicação do chefe da PF por lista tríplice é uma das bandeiras dos delegados federais. Para eles o modelo de escolha contribui para o fortalecimento da instituição, meta prevista na PEC 412/2009 – Proposta de Emenda Constitucional que prevê autonomia à PF.
Minas Gerais teve três candidatos, mesmo número de São Paulo. Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso também possuem candidatos ao cargo.
A delegada Erika Marena, coordenadora da Operação Lava Jato em Curitiba, é uma das participantes.
Confira a lista com os candidatos:
Rodrigo de Melo Teixeira – MG
Marcelo Eduardo Freitas – MG
Gesival Gomes de Souza – SP
Bergson Toledo Silva – AL
William Nascimento Santos – MG
Erika Mialik Marena – PR
Luiz Carlos de Carvalho Cruz – RJ
José Roberto Sagrado da Hora – SP
Jerry Antunes de Oliveira – SP
Márcio Virgilio de Faria – MT
Para o presidente da Associação, Carlos Eduardo Miguel Sobral, a indicação do novo Diretor-Geral com base na lista tríplice formada pelos Delegados de Polícia Federal garante a continuidade da operação Lava Jato, o fortalecimento da instituição e afasta a possibilidade de intervenções políticas na atuação da Polícia Federal.
“Com o mandato do Diretor-Geral de três anos, a indicação dos nomes com a lista tríplice e a aprovação da PEC 412/2009, nós teremos a condição de ter uma Polícia Federal cada vez mais republicana, forte, que não protege nem persegue e que atua de forma isenta e imparcial”, afirmou.
O modelo da lista tríplice já é adotado pelo Ministério Público Federal. No início do primeiro governo Lula (2003/2006) a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) adotou a eleição dos três nomes diretamente pela classe para ocupar o cargo de procurador-geral da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022     IBGE passará a notificar condomínios e cogita recorrer a medidas judiciai...