O Brasil nos trilhos e o silêncio da "velha mídia": Governo investe bilhões em parcerias para construir ferrovias (veja o vídeo)
As ferrovias, que já tiveram um papel tão importante na história do Brasil, estão renascendo no governo Bolsonaro.
A equipe da TV JCO preparou uma reportagem especial sobre as novas ferrovias que estão sendo construídas e terão um papel fundamental no escoamento da produção agrícola do país.
No discurso na ONU, o presidente contou, em rede internacional e ao vivo, que temos em curso o maior programa de parceria de investimentos com a iniciativa privada de nossa história, com 100 bilhões de dólares de novos investimentos contratados e outros 23 bilhões já arrecadados com outorgas.
Deste montante, 6 bilhões de dólares são contratos privados para novas ferrovias.
O Brasil, apesar de seu imenso território, é apenas o nono (9º) país do mundo na lista dos que mais utilizam o trem como transporte, com pouco mais de 30 mil quilômetros, ficando, por exemplo, atrás da Argentina, com mais de 36 mil quilômetros deste importante modal.
O grande idealizador desta empreitada do governo federal é o ministério da infraestrutura, do incansável ministro Tarcísio de Freitas.
Tem sido dele o trabalho de corpo a corpo que, além dos 6 bilhões já investidos, busca direcionar outros 15 bilhões de dólares em novos contratos com requerimentos de autorizações para novas ferrovias, 100% com investimentos privados.
Confira:
Fonte: Jornal da Cidade Online
Apresentação
A malha ferroviária brasileira foi implantada com o objetivo de interligar vários estados do País, principalmente regiões próximas aos portos de Parati, Angra dos Reis e porto de Santos.
Comparando as condições atuais da malha ferroviária com o período anterior à desestatização, os índices apontam um crescimento na recuperação da atividade ferroviária no País, com possibilidades de aumento de sua participação na matriz de transporte, sobretudo a médio e longo prazo, em função dos investimentos feitos pelas empresas concessionárias.
Desde 1996, quando iniciou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em cerca de 26%. Os investimentos permitiram um incremento da produção de transportes em 68% entre 1996 e 2001. As melhorias decorrentes da desestatização têm contribuído para reduzir acidentes nas malhas em funcionamento.
No Brasil existem ferrovias com padrões de competitividade internacional, e a qualidade das operações permite, por exemplo, a agilidade desejada para a integração multimodal.
O custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário. Além disso as ferrovias oferecem rapidez e resistência a grandes cargas. A alternativa ferroviária, de fato, é importante para operadores que lidam com matérias-primas como empresas petroquímicas, que além de perigosas são transportadas em grandes volumes.
Atualmente o sistema ferroviário brasileiro apresenta um cenário evolutivo favorável. Os constantes e progressivos investimentos nesse setor, tende a elevar o potencial de atração de novos clientes e de ampliação de sua importância nos transportes brasileiros.
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