segunda-feira, 26 de março de 2018

Roda Viva | Sergio Moro | 26/03/2018

Roda Viva | Sérgio Moro | 26/03/2018 - Ao Vivo

Augusto Nunes conduz primeira entrevista ao vivo do magistrado desde o início da Lava Jato; na pauta, processos contra Lula e o futuro das investigações, em sua despedida do Roda Viva.








          Publicado em 26 de mar de 2018
O convidado do Roda Viva desta segunda-feira é Sergio Moro, juiz responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba. Em sua primeira entrevista ao vivo a uma emissora de televisão, Moro comentará temas e questões que frequentam conversas de milhões de interessados na consolidação de um Brasil em que todos sejam iguais perante a lei.
A bancada de entrevistadores será formada por 


  • Daniela Pinheiro (diretora de redação da revista Época)
  • Fernando Mitre (diretor de jornalismo da rede Bandeirantes), 
  • João Caminoto (diretor de jornalismo do Grupo Estado), 
  • Ricardo Setti (jornalista e escritor) e 
  • Sérgio Dávila (editor-executivo da Folha). 
  • Com desenhos em tempo real do cartunista Paulo Caruso, 




O juiz federal Sergio Moro concede, a partir das 22h15 desta segunda-feira, uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura. Conduzida pelo colunista de VEJA Augusto Nunes, que se despede do programa após cinco anos, a conversa será a primeira que o juiz terá ao vivo desde o início da Operação Lava Jato, em março de 2014. 
Na pauta, a prisão após condenação em segunda instância, os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o futuro das investigações. A entrevista ocorre no mesmo dia em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou os embargos de declaração de Lula contra a condenação imposta a ele, de doze anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do apartamento tríplex do Guarujá (SP). O petista permanecerá solto por um salvo-conduto do Supremo Tribunal Federal (STF), até que este conclua o julgamento de um habeas corpus preventivo pedido pelo ex-presidente. 
Acompanhe ao vivo a entrevista do juiz Sergio Moro no Roda Viva:
21:59 – Acompanhante de Moro na visita à Cultura, o juiz Anderson Furlan falou a VEJA. O magistrado disse que o colega não se atentou ao julgamento dos embargos de Lula. “Juiz não tem só uma causa, ele tem outras preocupações”. Furlan também afirmou que, à distância, Moro deu expediente até as 18h.

21:40 – Celebridade: o juiz Sergio Moro está sendo tietado nos bastidores da TV Cultura. Ele está sendo procurado para posar para fotos com convidados da emissora. Ele está acompanhado do amigo e também juiz federal Anderson Furlan.

21:30 – O juiz Sergio Moro já se encontra na sede da TV Cultura, emissora educativa do estado de São Paulo, para participar do Roda Viva. Duas barreiras policiais foram impostas aos que chegavam para acompanhar a entrevista.
Até agora, o medo de manifestantes não se justificou. Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, há menos de uma dezena de pessoas contra o juiz em frente a emissora. Também estão presentes, em número maior, manifestantes pró-Moro.

Alckmin assina edital para implantação da segunda fase do VLT


Alckmin assina edital para implantação da segunda fase do VLT
Governador esteve na região e, além do anúncio, participou de aula magna para alunos da área de Saúde




O edital para a implantação da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi assinado no final da manhã desta segunda-feira (26) pelo governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB). A Reportagem apurou que as obras deverão ser realizadas em 30 meses, com previsão de início no segundo semestre deste ano.

O governador esteve em Santos para participar de aula magna para alunos da área de Saúde da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e da inauguração da biblioteca central da instituição que agora leva o nome do pai, Geraldo José R. Alckmin.
A segunda etapa contempla oito quilômetros de extensão, com custo estimado de R$ 450 milhões. São 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias, distribuídas ao longo do Centro Histórico de Santos, Mercado Municipal e instituições de ensino superior: Xavier Pinheiro, Universidades 1, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades 2, Carvalho de Mendonça e Tamandaré.


domingo, 25 de março de 2018

Escândalo do Facebook faz usuários repensarem comportamento na rede - Fa...





Escândalo do Facebook faz usuários repensarem comportamento na rede - Fantástico

Ao curtir fotos ou ao escrever comentários você está deixando pistas sobre você, e essas pistas podem ser lidas por pessoas que você nem conhece.
As redes sociais conectam você a seus amigos, a sua família, a colegas de trabalho, a vizinhos. Mas você sabia que ao curtir uma foto ou ao escrever um comentário, você está, na verdade, deixando pistas sobre você? E que essas pistas podem ser lidas por pessoas que você nem conhece ou por empresas que podem influenciar os resultados de uma eleição?

Maior rede social do mundo, o Facebook está no centro de um escândalo internacional que está fazendo muita gente pensar duas vezes na maneira como se comporta na internet. Veja na reportagem do Fantástico.

quinta-feira, 22 de março de 2018

"Entre Rios" - São Paulo, seu crescimento, seus rios e córregos





"Entre Rios" - São Paulo, seu crescimento, seus rios e córregos

O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos.

Até o final do século XIX esses cursos d’água foram as grandes fontes da cidade.

Hoje, escondidos pelas canalizações, passam despercebidos pela maioria dos paulistanos.

Mas, na época de chuvas, a cidade pára quando as enchentes mostram a face soterrada da natureza local.

Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. A boa notícia é que a cidade, assim como os rios, está em constante transformação e pode tomar novos rumos dependendo dos valores e anseios de sua sociedade.

O video foi realizado em 2009 como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP, mas contou com a colaboração de várias pessoas que temos muito a agradecer.

Direção:
Caio Silva Ferraz

Produção:
Joana Scarpelini

Edição:
Luana de Abreu

Animações:
Lucas Barreto
Peter Pires Kogl
Heitor Missias
Luis Augusto Corrêa
Gabriel Manussakis
Heloísa Kato
Luana Abreu

Camera:
Paulo Plá
Robert Nakabayashi
Tomas Viana
Gabriel Correia
Danilo Mantovani
Marcos Bruvic

Trilha Sonora:
Aécio de Souza
Mauricio de Oliveira
Luiz Romero Lacerda

Locução:
Caio Silva Ferraz

Edição de Som:
Aécio de Souza

Orientadores:
Nanci Barbosa
Flavio Brito

Orientador de Pesquisa:
Helena Werneck

Entrevistados:
Alexandre Delijaicov
Antônio Cláudio Moreira Lima e Moreira
Nestor Goulart Reis Filho
Odette Seabra
Marco Antonio Sávio
Mario Thadeu Leme de Barros
José Soares da Silva



“A urbanização de São Paulo foi uma coisa tão violenta que ocupou o lugar do rio. Então enchente é coisa que nós inventamos, é produto da urbanização”. A reflexão é da geógrafa Odete Seabra.

Dirigido por Caio Silva Ferraz, o filme mostra o surgimento da Vila de São Paulo de Piratininga a partir da chegada dos jesuítas, que se instalaram entre o Rio Tamanduateí e o Ribeirão Anhangabaú, onde os indígenas já habitavam. O local foi escolhido por ser farto em água para consumo, de um lado, e de fácil acesso ao Rio Tietê, propício para navegação, do outro lado. 

Com o passar dos anos, os rios passaram a ser vistos como obstáculos para os projetos de expansão da cidade. Na década de 1920, a região recebeu aterro e foram criados os parques Anhangabaú e Dom Pedro II. 

A cidade se desenvolveu a partir de projetos de canalização de rios e córregos e abertura de avenidas, como as marginais Tietê e Pinheiros, com prioridade para o transporte de automóveis. As águas passaram a correr por baixo das grandes rodovias. O Rio Tamanduateí é hoje aquele canal que passa ao lado do Mercado Municipal, no Centro. 


Os impactos do modelo de desenvolvimento urbano são sentidos diariamente, seja no frequente congestionamento de veículos que trafegam pela cidade, seja nos alagamentos que tomam conta das ruas em dias de chuva, restando como desafio pensar soluções para o futuro da capital paulista.  

quarta-feira, 21 de março de 2018

Plenário do Supremo julga nesta quinta (22) habeas corpus de Lula

Plenário do Supremo julga nesta quinta (22) habeas corpus de Lula

Ex-presidente condenado em segunda instância pediu habeas corpus preventivo para não ser preso após julgamento de recursos pelo TRF-4.










O Supremo Tribunal Federal vai julgar na quinta-feira (22) o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula. A defesa tenta evitar que Lula seja preso ao fim da análise dos recursos no TRF-4.
A presidente do Supremo abriu a sessão com o anúncio:
“Tendo sido liberado antes de ontem uma decisão num habeas corpus de relatoria do ministro Fachin, e pela urgência será apregoado na data de amanhã, por não haver possibilidade de pauta anterior, até porque o prazo é curto e na semana que vem teremos a Semana Santa”, disse a ministra Cármen Lúcia.
Em seguida, o ministro Marco Aurélio pediu a palavra. Disse que estava pronto para apresentar uma questão de ordem para pedir que Cármen Lúcia marcasse o julgamento de duas ações declaratórias de constitucionalidade que questionam decisão do Supremo autorizando a prisão do réu condenado em segunda instância.
Marco Aurélio defende o julgamento das duas ações como o único caminho para se chegar a uma decisão definitiva sobre a prisão de condenados:
“Estava pronto para suscitar questão de ordem, mas não vou fazê-lo. Não vou fazê-lo diante do anúncio de vossa excelência de que caminharemos para entrega da prestação jurisdicional no dia de amanhã. De qualquer forma, quero deixar registrado que nós precisamos resolver, e vez por todas, um descompasso de gradação maior que está havendo no âmbito do Supremo e que o desgasta como instituição. Refiro-me à problemática da distribuição dos habeas corpus e conforme o relator sorteado ter-se quanto à execução provisória do título condenatório um implemento de liminar. Como podemos resolver, vez por todas, sem se cogitar de apequenar o Supremo essa questão? Podemos fazê-lo inserindo, designando o dia para o julgamento final, seja qual for a conclusão da sempre douta maioria, das declaratórias 43 e 44”, disse o ministro do STF. 
Na segunda-feira (20), em entrevista a Heraldo Pereira, a presidente do Supremo lembrou que habeas corpus só vale para caso específico, ou seja, não muda a jurisprudência.
Ministra Cármen Lúcia: Qualquer pessoa que se sinta lesado, ameaçado nos seus direitos, pode trazer a matéria em habeas corpus, que não depende de pauta, que o Código de Processo Penal é claro: havendo um habeas corpus, por exemplo, que seja liberado pelo relator, na primeira sessão subsequente, o presidente terá de convocar o processo. Mas será levado não para mudar a jurisprudência, mas para considerar as peculiaridades daquele caso. E valerá para aquele caso e para nenhum outro.

Heraldo Pereira: Valerá para o caso específico e não para todos os casos?

Cármen Lúcia: Só específico.
A jurisprudência sobre a prisão de condenados foi definida por seis votos a cinco em julgamento do plenário do Supremo em outubro de 2016. Desde então, juízes vêm expedindo mandados de prisão após esgotados recursos na segunda instância.
Isso tem acontecido com frequência em operações que combatem crimes do colarinho branco, como a Lava Jato.
Réus que se sentem prejudicados por estas decisões acabam por recorrer em habeas corpus ao STF. Como o Supremo autorizou, mas não obrigou o cumprimento de pena após a segunda instância, dependendo do ministro ou da turma, o réu consegue a liberdade.
As decisões valem sempre apenas para casos específicos. Na quinta-feira (22) será a primeira vez que um habeas corpus será julgado pelo plenário, isto é, por todos os ministros em conjunto.
A consequência é que, embora o julgamento não mude formalmente a jurisprudência do tribunal sobre a prisão em segunda instância, se o habeas corpus for concedido, o julgamento indicará uma significativa mudança de tendência. Mas é impossível prever o resultado



.

Metrô - São Paulo Linha 5 - Lilás

Metrô - São Paulo  -  Linha 5 - Lilás

Site: http://www.metro.sp.gov.br/

Linha 5 - Lilás



Site

Mapa atual março 2018

EXTENSÃO DA LINHA 5-LILÁS

Em execução desde julho de 2009, a extensão da Linha 5-Lilás ligará o bairro Capão Redondo à Chácara Klabin.
O trecho em extensão terá 11,5 km e é composto por: via permanente em túneis duplos e singelos, escavados nos métodos NATM e Shield.(atualmente tem cerca de 15 km).
11 estações 
  1. Adolfo Pinheiro, 
  2. Alto da Boa Vista, 
  3. Borba Gato, 
  4. Brooklin, 
  5. Campo Belo, 
  6. Eucaliptos, 
  7. Moema, 
  8. AACD-Servidor, 
  9. Hospital São Paulo, 
  10. Santa Cruz e 
  11. Chácara Klabin.

13 poços, 01 estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, 01 pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), 01 subestação primária e 26 novos trens.
A Linha 5-Lilás integrará com a Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde na estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17-Ouro na estação Campo Belo, além da integração existente do trecho em funcionamento com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM na estação Santo Amaro. 
A linha quando concluída totalizará 19,9 km de extensão, 17 estações, 02 pátios de estacionamento e manutenção, com uma demanda prevista de 855.420 passageiros/dia.
Em 12 de fevereiro de 2014 entrou em operação a estação Adolfo Pinheiro e em 06 de setembro de 2017 as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin da extensão da Linha 5-Lilás.
O Metrô de São Paulo iniciou em 02 de março de 2018 a operação da estação Eucaliptos em um trecho de 2,9 km de vias na Linha 5-Lilás.
Este novo trecho, que vai da estação Brooklin até Eucaliptos, continua funcionando no formato de Operação Assistida, de segunda-feira a sábado, sem cobrança de tarifa, sendo que a partir de 19 de março de 2018, o horário de atendimento foi ampliado para 9h às 16h. 
Essa operação consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais, permitindo a maturação dos equipamentos e de sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações.
A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 04h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede.
O trecho entre as estações Eucaliptos (exclusive) – Chácara Klabin está com obras em andamento, com serviços de acabamento e de implantação de sistemas sendo desenvolvido em ritmo intenso, o que irá permitir o início da sua operação por etapas nos meses de abril e maio de 2018. A estação Campo Belo, que está com serviços de acabamento em andamento, está prevista operar em dezembro de 2018.
A conclusão do trecho Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin deve impulsionar o desenvolvimento das regiões ao longo da Linha 5-Lilás, permitindo o acesso dos moradores de toda a cidade aos serviços ali oferecidos nos centros empresariais importantes localizados no Largo Treze, av. Santo Amaro, av. Vereador José Diniz, av. Roque Petroni Júnior, av. Morumbi, Marginal Pinheiros e os centros comerciais de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana.
A operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares como 
  1. Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, 
  2. Hospital Alvorada, 
  3. Hospital do Servidor Público Estadual, 
  4. Hospital Edmundo Vasconcelos, 
  5. Hospital de Rim e Hipertensão, 
  6. Maternidade do Amparo Maternal, 
  7. Hospital São Paulo, 
  8. Hospital Santa Cruz, 
  9. Hospital Sepaco e 
  10. centros especializados para tratamentos como AACD, 
  11. APAE e 
  12. Lar Escola São Francisco que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.

As previsões de demanda indicam que esta linha não será pendular, apresentando carregamentos constantes nos dois sentidos, o que comprova sua utilidade para a rede.

Reconhecimento aéreo - Imagens Aéreas - Linha 5 - Lilás - Fevereiro 2015


Obras de expansão Linha 5 - Lilás - Fevereiro 2018







O Antagonista, Newsletter, de 21/03/2018 tarde

O Antagonista
 
 

21 de Março de 2018


Climão no plenário


O Antagonista acompanha do plenário do STF a sessão de hoje.
Enquanto ministros não retornam do intervalo após o bate-boca entre Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso...[ leia mais]

ASSISTA À ÍNTEGRA DO BATE-BOCA ENTRE BARROSO E GILMAR


Assista ao bate-boca entre Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes no plenário do STF... [ leia mais]


Gilmar diz para Barroso fechar seu escritório


Assim que Cármen Lúcia anunciou que suspenderia a sessão, Gilmar Mendes reclamou a palavra e disse que Luís Roberto Barroso precisa fechar o seu escritório de advocacia... [ leia mais ]


Barroso vai com tudo para cima de Gilmar


Luís Roberto Barroso está desancando Gilmar Mendes neste exato momento... [ leia mais]
  

ANÚNCIO

Hoje, três ações na Bolsa representam ganhos exponenciais que você pode aproveitar se agir rápido...[leia mais]

EUA suspendem sobretaxa de aço do Brasil para negociar


Michel Temer anunciou que os EUA suspenderam a sobretaxa ao aço e ao alumínio produzidos no Brasil até que os dois países concluam negociação sobre as novas tarifas do setor...[leia mais]


MPF repudia fala de Gilmar sobre ameaça de estupro a Eike


O MPF no Rio emitiu nota de repúdio a Gilmar Mendes, após suas declarações, publicadas pelo site Migalhas, de que Eike Batista teria sido ameaçado de estupro por procuradores enquanto... [leia mais]

Presidente do Peru entrega sua renúncia, diz imprensa


Os jornais peruanos "La República" e "Gestión" acabam de informar que Pedro Pablo Kuczynski, o PPK, apresentou hoje sua renúncia à presidência do Peru... [leia mais]


ANÚNCIO

Uma fruta vem revolucionando a vida de homens acima dos 50 anos. Apelidada por alguns de "Viagra natural", ela pode...[ leia mais]
  

Os ministros que devem votar pela rejeição do HC de Lula


Entre hoje e amanhã, muita coisa pode acontecer. Mas, se as condições atuais de temperatura e pressão se mantiverem até a sessão de amanhã no STF, os seguintes ministros devem... [leia mais]

A estratégia de Cármen Lúcia


Cármen Lúcia deu um nó nos ministros golpistas.
Ela pautou para amanhã o habeas corpus de Lula, que já foi negado por Edson Fachin e pelos cinco ministros da Oitava Turma do STJ... [ leia mais]
  


Lula, o honestão, diz que não fica nervoso


Lula volta a comentar os protestos contra ele no Rio Grande do Sul:
"Vocês não pensem que eu fico nervoso com essa... [ leia mais]

ANÚNCIO

As atitudes do presidente americano podem levar ao fim de um ciclo de alta do mercado norte-americano. Mas e a Bolsa brasileira? Veja aqui os impactos...[leia mais]

TRF-4 CONFIRMA JULGAMENTO DE EMBARGOS DE LULA


Como antecipamos ontem, o julgamento dos embargos de Lula no TRF-4 será na próxima segunda-feira, às 13h30.
O tribunal acaba de confirmar... [ leia mais]


Eurasia: Bolsonaro, Marina e Barbosa são 'o maior risco'


 A consultoria Eurasia diz que o maior risco nas eleições de 2018 não é a vitória de um candidato populista, mas a de um... [leia mais]

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022     IBGE passará a notificar condomínios e cogita recorrer a medidas judiciai...