Metrô - São Paulo - Linha 5 - Lilás
Linha 5 - Lilás
Site
Mapa atual março 2018
EXTENSÃO DA LINHA 5-LILÁS
Em execução desde julho de 2009, a extensão da Linha 5-Lilás ligará o bairro Capão Redondo à Chácara Klabin.
O trecho em extensão terá 11,5 km e é composto por: via permanente em túneis duplos e singelos, escavados nos métodos NATM e Shield.(atualmente tem cerca de 15 km).
11 estações
- Adolfo Pinheiro,
- Alto da Boa Vista,
- Borba Gato,
- Brooklin,
- Campo Belo,
- Eucaliptos,
- Moema,
- AACD-Servidor,
- Hospital São Paulo,
- Santa Cruz e
- Chácara Klabin.
13 poços, 01 estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, 01 pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), 01 subestação primária e 26 novos trens.
A Linha 5-Lilás integrará com a Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde na estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17-Ouro na estação Campo Belo, além da integração existente do trecho em funcionamento com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM na estação Santo Amaro.
A linha quando concluída totalizará 19,9 km de extensão, 17 estações, 02 pátios de estacionamento e manutenção, com uma demanda prevista de 855.420 passageiros/dia.
Em 12 de fevereiro de 2014 entrou em operação a estação Adolfo Pinheiro e em 06 de setembro de 2017 as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin da extensão da Linha 5-Lilás.
O Metrô de São Paulo iniciou em 02 de março de 2018 a operação da estação Eucaliptos em um trecho de 2,9 km de vias na Linha 5-Lilás.
Este novo trecho, que vai da estação Brooklin até Eucaliptos, continua funcionando no formato de Operação Assistida, de segunda-feira a sábado, sem cobrança de tarifa, sendo que a partir de 19 de março de 2018, o horário de atendimento foi ampliado para 9h às 16h.
Essa operação consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais, permitindo a maturação dos equipamentos e de sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações.
A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 04h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede.
O trecho entre as estações Eucaliptos (exclusive) – Chácara Klabin está com obras em andamento, com serviços de acabamento e de implantação de sistemas sendo desenvolvido em ritmo intenso, o que irá permitir o início da sua operação por etapas nos meses de abril e maio de 2018. A estação Campo Belo, que está com serviços de acabamento em andamento, está prevista operar em dezembro de 2018.
A conclusão do trecho Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin deve impulsionar o desenvolvimento das regiões ao longo da Linha 5-Lilás, permitindo o acesso dos moradores de toda a cidade aos serviços ali oferecidos nos centros empresariais importantes localizados no Largo Treze, av. Santo Amaro, av. Vereador José Diniz, av. Roque Petroni Júnior, av. Morumbi, Marginal Pinheiros e os centros comerciais de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana.
A operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares como
- Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro,
- Hospital Alvorada,
- Hospital do Servidor Público Estadual,
- Hospital Edmundo Vasconcelos,
- Hospital de Rim e Hipertensão,
- Maternidade do Amparo Maternal,
- Hospital São Paulo,
- Hospital Santa Cruz,
- Hospital Sepaco e
- centros especializados para tratamentos como AACD,
- APAE e
- Lar Escola São Francisco que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.
As previsões de demanda indicam que esta linha não será pendular, apresentando carregamentos constantes nos dois sentidos, o que comprova sua utilidade para a rede.
Reconhecimento aéreo - Imagens Aéreas - Linha 5 - Lilás - Fevereiro 2015
Obras de expansão Linha 5 - Lilás - Fevereiro 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário