Ato falho? A declaração de Michel Temer de que o país precisa de “alguém que tenha capacidade de reunificar todos” animou a oposição e a ala do PMDB que prega o rompimento com Dilma Rousseff. O grupo trata a declaração como o primeiro sinal público de que o vice se convenceu de que o país não sairá da crise sob o comando de Dilma. Aliados do vice reconhecem que a fala dá margem a essa interpretação, mas sustentam que ele quis exortar o Congresso a se unir em prol do país.
Reset A entrevista do vice foi precedida de tensa reunião com líderes de partidos aliados na Câmara. Orlando Silva (PC do B) chegou a dizer que a única solução seria recomeçar o governo “do zero”.
Omo De um participante: “Foi uma lavação de roupa suja tremenda. O problema é que a água acabou e a roupa continua encardida”.
Lá e cá Já no encontro com senadores, que estão dispostos a ajudar, Temer chamou a atenção pelo pessimismo inusual. “Nossa situação é difícil e não é hora para sorrisinhos”, disse.
Da paz Os acenos de Aloizio Mercadante (Casa Civil) ao PSDB nesta quarta na Câmara foram uma tentativa de evitar que a sessão se transformasse em mais um cenário de desgaste para o Planalto.
Porta… Nas inserções que leva ao ar nesta quinta e sábado, o PSDB usa falas de Dilma dizendo que a inflação está sob controle e que a conta de luz iria baixar. “Nós sabemos que isso não aconteceu”, dizem as peças.
… da rua Em seguida, o partido diz que, convocados por entidades da sociedade civil, “os brasileiros estarão de volta às ruas” no dia 16. “Se você está cansado de tanta mentira e corrupção, participe”, exorta a propaganda.
Frigideira Apesar da expectativa de panelaço, Dilma será mantida no programa do PT, que vai ao ar também nesta quinta. Ela repete que 2015 é um ano de “travessia”.
Ex-mai love Antes da prisão de José Dirceu, o PT decidira não citá-lo no programa. Após a prisão, voltaram a discutir e a decisão foi mantida.
Túnel do tempo Lula vai defender as gestões do PT. Vai reconhecer que algumas coisas não vão bem, mas dirá que são melhores que as administrações anteriores.
Ponte aérea O governo de São Paulo alugou nova sede em Brasília. Na reunião de terça, Geraldo Alckmin disse que secretários têm de ir mais à capital para negociar recursos do governo federal.
Vitrine viva O tucano pediu que os secretários apareçam mais em rádio e TV para divulgar ações de suas pastas.
Torneira… Está pronto o plano de contingenciamento do governo Alckmin para a seca. O texto, que precisa passar pelo Comitê da Crise Hídrica, reúne orientações para cidades da região metropolitana caso haja rodízio.
… fechada Setores do governo, no entanto, querem adiar a divulgação do documento, com discurso de que não há risco de racionamento.
Giz A Secretaria de Educação nega que a pasta não tenha feito inaugurações neste ano –como reclamou Alckmin. Diz que já foram abertas 23 escolas e 24 creches.
Noia Antes de gravar como viciada em “Verdades Secretas”, Grazi Massafera conheceu a cracolândia. De boné, óculos escuros e acompanhada de assessores de Fernando Haddad, a atriz passou uma tarde na região.
Coisas de casal Márcio Toledo, marido de Marta Suplicy, se reuniu com Baleia Rossi, presidente do PMDB paulista, para discutir a filiação da senadora.
Flerte Ouviu que o PMDB está aberto à negociação, mas que uma possível candidatura à prefeitura teria de ser construída com cuidado.
TIROTEIO
Não podemos fingir que nada aconteceu. Os documentos não podem ser sigilosos, senão fica evidente que há uma apuração seletiva.
DE JÚLIO DELGADO (PSB-MG), que cobra acesso de todos os membros da CPI da Petrobras à investigação da Kroll, sobre a qual há suspeita de direcionamento.
CONTRAPONTO
Projac federal
Na sessão solene de 50 anos da Rede Globo nesta terça-feira, senadores de vários partidos fizeram uma trégua na disputa política para render homenagens.
José Serra (PSDB-SP) criou coragem e pediu para tirar uma foto com a atriz Malu Mader, tietada por todos.
Na tribuna, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), saudou a emissora com um trocadilho:
–Ao Plim-Plim, o nosso tim-tim –disse, erguendo um copo d’água na direção de João Roberto Marinho.
Diante do discurso elogioso até mesmo por parte de Randolfe Rodrigues (AP), um petista não se conteve:
–Parece que ele tá de saída do PSOL mesmo…
José Serra (PSDB-SP) criou coragem e pediu para tirar uma foto com a atriz Malu Mader, tietada por todos.
Na tribuna, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), saudou a emissora com um trocadilho:
–Ao Plim-Plim, o nosso tim-tim –disse, erguendo um copo d’água na direção de João Roberto Marinho.
Diante do discurso elogioso até mesmo por parte de Randolfe Rodrigues (AP), um petista não se conteve:
–Parece que ele tá de saída do PSOL mesmo…
154
Atônito com prisão de Dirceu, governo vê crise sobre a qual não tem controle
POR PAINEL
05/08/15 02:00
Mero espectador A velocidade das últimas fases da Operação Lava Jato e o ápice atingido com a nova prisão de José Dirceu causaram perplexidade no Palácio do Planalto. A equipe da articulação política de Dilma Rousseff relata dificuldade em lidar com uma crise política considerada “sem precedentes”. A constatação é que o principal agente –a Justiça Federal no Paraná– é “externo” e alheio aos recursos de que o governo normalmente dispõe para tentar conter danos à sua imagem.
Sem… O processo de cassação do registro de advogado de José Dirceu, que corre em sigilo, está pronto para ser julgado pelo Conselho da OAB em São Paulo.
… carteirinha Para que o ex-ministro perca a inscrição, dois terços dos 80 integrantes do conselho precisam aprovar a exclusão. O pedido foi apresentado à OAB nacional em novembro de 2013.
É bomba O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai designar Rodrigo Maia (DEM-RJ) para relatar o projeto de lei do FGTS, uma das pautas-bombas que preocupam o Planalto.
Em todas Além de presidir a CPI dos crimes cibernéticos, o PSDB ocupará a primeira vice-presidência das comissões que investigarão o BNDES e os fundos de pensão. Os tucanos têm o mesmo posto na CPI da Petrobras.
Voluntários O governo encontra dificuldade em reunir sua tropa de choque para as novas comissões. Precisou deixar claro aos líderes partidários que precisava de deputados afáveis para os postos.
Enfim, sós Enquanto recusam encontros presenciais, Lula e FHC aparecerão nos prefácios para o livro de 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, que será lançado ainda este ano.
Psiu! Organizadores de ato “contra o ódio e a intolerância” ao PT, na sexta, pedem que os participantes evitem barulho e deem um “abraço silencioso” no Instituto Lula. Não querem ter problemas com o hospital vizinho.
Que hora 1 Articuladores do Planalto lamentam que o governo tenha escolhido revisar a meta de superavit antes da volta do recesso, o que antecipou o contingenciamento e reduziu o valor liberado para emendas.
Que hora 2 A avaliação é que a indisposição de deputados e senadores terá impacto na conclusão da votação do ajuste fiscal.
Alerta máximo Em reunião do secretariado paulista, Renato Vilela (Fazenda) e Marco Monteiro (Planejamento) relataram que o Estado está próximo ao limite prudencial de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Jejum Gastos com funcionalismo preocupam. A ordem é rever nomeações e cortar cargos de confiança. Diante de frustração expectativa de receita de quase R$ 9 bilhões, Monteiro chamou o Orçamento de “irreal”.
Torneira Geraldo Alckmin disse que o risco de falta d’água voltou e pediu que secretários deem o exemplo economizando e alertando a população. Linamara Battistella (Pessoa com Deficiência) foi elogiada como quem mais reduziu o consumo.
Pito O secretário de Educação, Herman Voorwald recebeu as maiores críticas do governador. Alckmin se queixou de não ter inaugurado nenhum equipamento da pasta neste novo mandato.
Pressão A Executiva Estadual do PMDB encaminhou na segunda-feira ao vice-presidente Michel Temer pedido para que o partido tenha candidato próprio na disputa pela capital paulista, em 2016.
Juiz Temer desembarca em São Paulo no fim da semana para discutir a sucessão. O secretário Gabriel Chalita (Educação), cotado para vice na chapa de Fernando Haddad, tenta assegurar a aliança do partido com o PT.
TIROTEIO
A sintonia da gestão de Fernando Haddad com a nossa cidade é tão grande que ele anda esquecendo do trivial: ouvir os paulistanos.
DE RICARDO TRIPOLI (PSDB-SP), deputado, sobre o prefeito ter dito que tratou com o conselho de trânsito as ciclovias e a nova velocidade nas marginais.
CONTRAPONTO
Dez, nota dez!
Vistos como recordistas nas queixas ao governo federal, prefeitos participaram em peso nesta terça-feira da cerimônia de dois anos do “Mais Médicos”.
Ao lembrar que a iniciativa ganhou corpo com a campanha “Cadê o Médico?”, da Frente Nacional de Prefeitos, Maguito Vilela (PMDB), de Aparecida de Goiânia (GO), disse que precisaria contestar pesquisa feita com os usuários do SUS, que deram nota 9 ao programa.
Assessores do governo se entreolharam, imaginando que viria uma crítica. Mas foram surpreendidos:
–Presidente Dilma, para os prefeitos a nota do ‘Mais Médicos’ não é 9. É dez!
Ao lembrar que a iniciativa ganhou corpo com a campanha “Cadê o Médico?”, da Frente Nacional de Prefeitos, Maguito Vilela (PMDB), de Aparecida de Goiânia (GO), disse que precisaria contestar pesquisa feita com os usuários do SUS, que deram nota 9 ao programa.
Assessores do governo se entreolharam, imaginando que viria uma crítica. Mas foram surpreendidos:
–Presidente Dilma, para os prefeitos a nota do ‘Mais Médicos’ não é 9. É dez!
371
Bunker único Caciques do PT, alarmados com a nova prisão de José Dirceu, defendem a criação de um comando de crise que reúna governo, Instituto Lula e o partido. Petistas acham que a força-tarefa tentará voltar o foco das investigações –que estava dividido entre Executivo e Congresso– para as gestões de Dilma Rousseff e Lula. “A tese agora é que o petrolão é uma continuação do mensalão, coordenado pelos governos do PT. É isso que vão sustentar no STF”, constata um dirigente.
The end Tata Amaral desistiu de rodar o documentário “O Vilão da República”, sobre Dirceu. A cineasta diz que não conseguiu levantar recursos e nega ter obtido autorização para captar R$ 1,5 milhão via Lei Rouanet.
Cautela Rui Falcão preferiu esperar a reunião da Executiva Nacional do PT, hoje em Brasília, para que o colegiado decida sobre divulgar ou não nota em solidariedade ao ex-ministro da Casa Civil.
Aos montes Membros do STF notam que, diferentemente do mensalão, em que não havia acusação de que Dirceu recebera recursos para si, agora há “prova farta” de enriquecimento pessoal.
Pode vir Integrantes da CPI da Petrobras relatam entendimento prévio, incluindo até deputados do PT, para que Dirceu fosse convocado a depor caso fosse preso.
Prioridade A cúpula da comissão quer votar a oitiva do ex-ministro na primeira reunião deliberativa. Por isso, as convocações de Edinho Silva (Secom) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) devem ficar para as próximas sessões.
Hoje não A CPI cancelou a acareação entre Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, marcada para quinta-feira. Advogados dos delatores haviam pedido à Justiça o adiamento, por razão de saúde, mas a comissão se antecipou.
A seguir Setores do Planalto viram o trecho da sentença de Sergio Moro que afirma que a prisão de dirigentes da Hope –empresa acusada de repassar propina para Dirceu– “é prematura” como sinal de que há uma “ponta do novelo” a ser puxada.
Pop A nova prisão de Dirceu rendeu 201.499 postagens no Twitter até as 19h desta segunda-feira. A etapa anterior da Lava Jato, que atingiu o setor elétrico, motivou apenas 69.171 tuítes.
Na linha 1 Aécio Neves reunirá nesta terça-feira os líderes e vice-presidentes do PSDB para cobrar unidade de ação e discurso do partido.
Na linha 2 A cúpula tucana ficou irritada com declarações como a do governador Beto Richa (PR), que contestou a decisão de apoiar as manifestações do dia 16.
Freezer Rosângela Lyra disse a seus convidados que decidiu adiar para setembro o encontro com o vice-presidente Michel Temer por acreditar que “ele jogaria um balde de água fria” nos que vão às ruas contra Dilma.
A culpada Mercadante repetiu o discurso de Dilma e responsabilizou a Lava Jato pela queda de um ponto percentual do PIB em 2015, na reunião de Temer com ministros e líderes partidários.
Volta às aulas A limpeza da Câmara removeu 142 chicletes que estavam grudados no tapete do plenário. Outros tantos foram retirados de baixo das mesas de votação.
Bem-vinda Marta Suplicy se encontra nesta semana com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, para discutir sua filiação. Segundo ele, as portas continuam abertas e a decisão de ingressar no partido é “pessoal e intransferível” da senadora.
Homenagem O presidente do Banco Mundial, Luis Alberto Moreno, mandou carta à viúva de Eduardo Campos, Renata, comunicando que o prêmio dado pela instituição a bons governantes terá o nome do ex-governador, morto há um ano.
TIROTEIO
A Câmara nunca perdeu institucionalidade sob meu comando. Sempre conduzi a Casa com equilíbrio. Não visto essa carapuça.
DE EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), presidente da Câmara, sobre o ministro Jaques Wagner (Defesa) ter dito que espera isenção na condução dos trabalhos.
CONTRAPONTO
Ator coadjuvante
O ministro Joaquim Levy (Fazenda) e os governadores Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) concederam entrevista coletiva nesta segunda-feira, após a sanção da emenda Serra, que permite o uso de depósitos judiciais para pagar dívidas dos Estados.
Levy falou rapidamente e passou a palavra ao tucano, mas ficou preso pelos jornalistas. Sem conseguir sair, resolveu ajudar um repórter, segurando seu microfone.
Quando se deu conta de que a cena estava sendo filmada pelos cinegrafistas, disse baixinho:
–Vou dar é o fora daqui!
E saiu de fininho, deixando a entrevista prosseguir.
Levy falou rapidamente e passou a palavra ao tucano, mas ficou preso pelos jornalistas. Sem conseguir sair, resolveu ajudar um repórter, segurando seu microfone.
Quando se deu conta de que a cena estava sendo filmada pelos cinegrafistas, disse baixinho:
–Vou dar é o fora daqui!
E saiu de fininho, deixando a entrevista prosseguir.
616
Contra-ataque O advogado Antonio Figueiredo Basto, que assumiu a defesa do executivo e delator Julio Camargo no lugar de Beatriz Catta Preta –e também defende o doleiro Alberto Youssef na Lava Jato–, apresentará nesta semana uma representação ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo que os deputados Celso Pansera (PMDB-RJ) e Hugo Mota (PMDB-PB), entre outros membros da CPI da Petrobras, sejam investigados por causa dos requerimentos que apresentaram na comissão.
Defesa O mote do pedido serão as declarações de Catta Preta, segundo as quais ela e seus clientes sofreram intimidação —a advogada não deu nomes. “Essa investigação [da CPI], pra mim, não tem crédito nenhum”, diz Figueiredo Basto. “É um gasto de dinheiro público com intenções claras”, completa.
Aproximação 1 Com a esperada ofensiva do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na volta do recesso parlamentar, setores do PT interpretaram o artigo de FHC na imprensa nacional e sua entrevista a uma revista alemã como uma abertura para o diálogo.
Aproximação 2 A movimentação de “embaixadores da paz” dos dois lados foi intensa neste domingo. Petistas iniciaram movimentos para construir a tão sonhada agenda de unidade entre PT e PSDB. Mas há muita gente, de ambos os lados, que não acredita no fôlego político dessa movimentação.
Acho difícil O próprio presidente da Câmara acredita que a aproximação de PT e PSDB é carta fora do baralho, independentemente de possíveis mudanças no cenário. A interlocutores Cunha opinou que FHC sempre adotou um tom “mais light” que a média dos colegas tucanos.
Corrida… A defesa da Camargo Corrêa se apressou para fechar o acordo de leniência com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a atuação de cartel nas licitações da usina Angra 3 com receio de que, caso demorasse, não conseguisse negociar bons termos.
… maluca Os advogados da empreiteira sabiam que a UTC está em conversas adiantadas com o Cade para fechar um acordo que envolveria também o setor elétrico. Nos acordos com o órgão, o primeiro a denunciar um cartel sempre consegue mais benefícios que os seguintes.
Saudação 1 Militantes da Força Sindical farão um protesto no caminho do Palácio da Alvorada nesta segunda, quando a presidente Dilma Rousseff recebe líderes e presidentes de partidos aliados.
Saudação 2 Os sindicalistas servirão sardinhas na brasa e uma “mandiocada”, numa referência ao já famoso discurso da presidente em saudação ao tubérculo.
Público adverso O vice-presidente Michel Temer ainda não decidiu se aceita o convite de Rosângela Lyra para se encontrar com socialites em São Paulo. O peemedebista vai à capital paulista falar com vereadores e deputados estaduais do partido.
Casa caindo A Frente Nacional de Prefeitos mobiliza sem-tetos e empresários da construção para tentar evitar mudanças no FGTS articuladas na Câmara pelo grupo de Eduardo Cunha. Para os prefeitos, alterar o cálculo do fundo pode afetar o “Minha Casa, Minha Vida” e piorar conflitos por moradia.
Sem descanso O decano do Supremo, Celso de Mello, e o presidente da corte, Ricardo Lewandowski, responsáveis por analisar pedidos de liminares durante o recesso do Judiciário, deram decisões relativas a 885 processos entre os dias 6 e 31 de julho.
Na média Na primeira semana do recesso, Celso de Mello respondeu por 220 ações. No restante do mês, Lewandowski emitiu 665 decisões —média de 222 por semana, pouco acima da produção do colega de tribunal.
TIROTEIO
Essas candidaturas são uma exploração populista, não trazem nada. No meio dessas opções, Haddad trabalha de forma séria.
DO DEPUTADO ESTADUAL ÊNIO TATTO (PT-SP), sobre as possíveis candidaturas de Datena, Russomanno e João Dória Jr. à Prefeitura de São Paulo, em 2016
CONTRAPONTO
Robin Wood da selva
Governadores da Amazônia se reuniram em Manaus para discutir pautas de interesse da reunião.
O governador do Acre, Tião Viana (PT), falou da existência de um fundo internacional de R$ 5 bilhões disponíveis para projetos de meio ambiente.
Em seguida, Pedro Taques (PDT) enalteceu a grande produção de soja, peixes e outros bens no Mato Grosso.
O maranhense Flavio Dino (PC do B), último a tomar a palavra, fez troça:
— Tião, o dinheiro do fundo para cada Estado da Amazônia aumentou. Depois de falar de tanta riqueza, Pedro Taques não está precisando de mais nada, não.
O governador do Acre, Tião Viana (PT), falou da existência de um fundo internacional de R$ 5 bilhões disponíveis para projetos de meio ambiente.
Em seguida, Pedro Taques (PDT) enalteceu a grande produção de soja, peixes e outros bens no Mato Grosso.
O maranhense Flavio Dino (PC do B), último a tomar a palavra, fez troça:
— Tião, o dinheiro do fundo para cada Estado da Amazônia aumentou. Depois de falar de tanta riqueza, Pedro Taques não está precisando de mais nada, não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário