Wickbold compra a Seven Boys para disputar
liderança no setor de pães
Objetivo da aquisição é fazer frente com a mexicana Bimbo, a maior do
segmento, dona da marca Pullman; valor não foi informado
11/08/2015 às 09:27 - Atualizado em 11/08/2015
às 09:50
Wickbold (Wickbold/Divulgação)
A empresa de pães industrializados
Wickbold fechou nesta segunda-feira a compra de 100% da empresa Seven Boys. As
negociações entre as duas companhias duraram quase nove meses. O valor do
negócio não foi divulgado.
Com um faturamento em torno de 650
milhões de reais, a Wickbold, que possui cinco fábricas nas regiões Sudeste -
três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro - e outra no Sul, em Santa Catarina,
buscava nos últimos meses alternativas para crescer no país para fazer frente
com a empresa mexicana Bimbo, dona da marca Pullman, líder na América Latina,
segundo fontes do setor.
Terceira no ranking, atrás da Bimbo e
da Panco, a Wickbold viu na aquisição da Seven Boys, fundada por imigrantes
japoneses há cerca de 50 anos e que tem como seu carro-chefe as bisnaguinhas
batizadas com o mesmo nome, a oportunidade para disputar a liderança com a
empresa mexicana.
A compra da companhia permitirá a
expansão da Wickbold para outras regiões do país e a tornará vice-líder na
produção nacional. Com receita em torno de 200 milhões de reais, a Seven Boys,
a quarta do setor, tem fábricas em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) e
nove distribuidoras, o que garante a presença da empresa também na região
Centro-Oeste.
De acordo com fontes familiarizadas
com o assunto, a Seven Boys estava em uma situação financeira delicada. A saída
encontrada foi a venda do negócio. Procurada pela reportagem, a Wickbold não
quis comentar o assunto. Nenhum porta-voz da Seven Boys foi encontrado para
falar sobre a operação.
Pulverizado
- O mercado de panificação industrial é considerado
extremamente pulverizado. "A Wickbold demoraria muito para alcançar a
vice-liderança, se optasse pelo crescimento orgânico", disse uma outra
fonte de mercado. Agora, a meta é disputar mercado com a Bimbo, que, além da
Pullman, possui as marcas Ana Maria, PlusVita, Bisnaguito, rap 10, Nutella,
entre outras.
De acordo com dados da empresa de
pesquisa de consumo KantarWorldpanel, os brasileiros passaram a migrar para o
consumo de pão industrializado durante a crise, uma vez que o produto tem maior
durabilidade e praticidade. A indústria de pão industrializado movimentou cerca
de 2,6 bilhões de reais, alta de 26% sobre o ano anterior, e volume de 276.000
toneladas, alta de 12%.
(Com
Estadão Conteúdo)
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