sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Zavascki mostrou fatos 'chocantes' a ministros antes da prisão de Delcídio

Zavascki mostrou fatos 'chocantes' a ministros antes da prisão de Delcídio

27/11/2015  02h00
1,6 mil
Ouvir o texto
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), reuniu os colegas da 2ª turma da corte em seu gabinete, na terça (24), para uma reunião de emergência, em caráter informal. Queria avisá-los com antecedência que autorizaria a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Tentava obter apoio antecipado para medida considerada excepcional e extrema.
MÃO ÚNICA
Ministros da turma de Teori, formada por Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, chegaram à reunião resistindo à medida. Os fatos mostrados por Zavascki, no entanto, eram "tão chocantes", nas palavras de um dos magistrados, que todos, por unanimidade, concordaram que a prisão era inevitável.
PIOR QUE TÁ...
Zavascki, que, antes mesmo de tomar conhecimento dos fatos envolvendo Delcídio do Amaral, já dizia a amigos íntimos e a colegas do próprio tribunal que "o pior ainda está por ser revelado", segue adotando o mesmo tom grave em relação à Lava Jato.
...PODE FICAR
Os avisos alarmistas incluem a delação premiada de Nestor Cerveró, que Zavascki homologou há alguns dias. O ministro, que define o ex-diretor da Petrobras como um homem que "sabe muito", é um dos poucos no país que têm pleno conhecimento do conteúdo, aparentemente explosivo, das revelações do ex-executivo.
S.O.S.
Um sistema que permite a adesão de "guardiões" às ocupações nas escolas de SPteve 1.500 cadastrados em pouco mais de 24 horas. A ONG Minha Sampa, que lançou o De Guarda pelas Escolas, vai acionar os participantes por mensagem de celular pedindo ajuda caso haja "desocupação forçada" em algum local. "Para proteger as escolas da truculência da polícia, com o seu corpo, sua voz, sua câmera e sua indignação", diz a entidade.

Camila Pitanga na 'Glamour'

1 de 4
  
Divulgação
AnteriorPróxima
QUASE PARISIENSE
Quem vê a foto de Camila Pitanga, 38, posando em Paris para a revista "Glamour" deste mês não imagina o trabalho que, segundo ela, foi preciso para conseguir os cliques. "Suamos a camisa! Fui um pouco modelo, produtora... Só não fui maquiadora porque não me deixaram exercer a minha habilidade", brinca a atriz, que foi à cidade para assistir ao desfile da grife Dior e considerou a experiência um "espetáculo midiático".
*
Mesmo avessa ao Photoshop, ela compreende o uso dos retoques. "Entendo a busca da moda e da publicidade por imagens lindas. Só que se paga um preço alto quando as pessoas não se reconhecem."
LADO B
O dramaturgo Mario Bortolotto pretende lançar dois romances e um livro de poesias no ano que vem. "Um deles é sobre o período que eu passei no seminário e o outro é sobre um mês em que eu fiquei num hotel chique no Rio, por causa de permuta de uma peça, mas não tinha dinheiro nem pra tomar um chope. Foi engraçado", diz.
AS MINAS
O Efêmmera, um grupo de mulheres artistas de rua de São Paulo, acaba de lançar um crowdfunding para financiar o a produção do 1º Trilha, festival exclusivamente feminino de cultura urbana. O coletivo quer arrecadar R$ 16.950 para bancar atrações que incluem shows, feiras de produção independente e oficinas de composição de rap e fotografia.

Livro de José Hamilton Ribeiro

8 de 9
  
Bruno Poletti/Folhapress
AnteriorPróxima
PARADA DE SUCESSOS
O jornalista e escritor José Hamilton Ribeiro recebeu convidados no lançamento do livro "Música Caipira - As 270 Maiores Modas" na quarta (25), no Bar Brahma. As irmãs cantoras Mary e Marilene Galvão, o cantor Paraíso e o violeiro Daniel Franciscão foram ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022

SP lidera taxa de recusa a atender recenseadores do Censo 2022     IBGE passará a notificar condomínios e cogita recorrer a medidas judiciai...