O pessimista foi um otimista
"Se considerarmos o tamanho da atual recessão, a fragilidade da situação fiscal e o nível de taxa de juros, erramos tudo".
A frase é de Felipe Miranda, sócio da consultoria Empiricus, a única empresa que ousou anunciar em O Antagonista.
Ele disse também:
"Nossa visão pessimista mostrou-se otimista diante dos fatos".
A dimensão do desastre econômico dilmista pode ter superado as piores expectativas de Felipe Miranda, mas o fato é que a Empiricus acertou tudo, como mostra a reportagem da Veja:
"Miranda relembra os debates acirrados do período das eleições e reclama das críticas recebidas pelo pessimismo exacerbado de suas análises (que foram censuradas pelo TSE). O economista formado pela Fundação Getulio Vargas conta que, quando o dólar ainda sustentava o patamar dos dois reais, a Empiricus foi duramente alvejada por já apostar que a moeda americana ultrapassaria a casa dos 3 reais.
Nesta sexta-feira, o dólar fechou a 3,34 reais, maior nível desde março de 2003.
Em relação ao PIB, a previsão da Empiricus era de queda de 1% este ano e estabilidade em 2016 - números mais otimistas, inclusive, do que previsões atuais do próprio governo. 'Quando cravamos um recuo de 1%, nos acusaram de alarmismo', diz. Para este ano, grandes bancos como o Credit Suisse e Itaú já falam em retração de 2,5%.
Já para a inflação, a Empiricus chegou mais perto de acertar: projetaram que o IPCA alcançaria dois dígitos este ano. 'Se não chegar a 10%, chegará muito perto', diz Miranda. No acumulado em 12 meses até junho, a inflação já atinge 8,89%.
Já para a Selic, atualmente em 13,75%, a Empiricus chegou a falar em uma taxa de juros a 15% em 2015 - mas agora aposta em um nível de 14,75%".
Aff! Até onde irá essa situação, hein, Dilma?, comentário meu...já impaciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário