Quem conhece o Congresso sabe da relação umbilical entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o lobista Vandenbergue Machado.

Numa das gravações do delator Sérgio Machado, Vanderbergue aparece em um diálogo com Renan, recebendo orientações sobre como  conduzir a defesa de Delcídio do Amaral no Conselho de Ética, senador que acabou cassado.

Embora tenha se aproximado recentemente de Delcídio, Vanderbegue é frequentador assíduo do gabinete de Renan Calheiros há mais de duas décadas.

Diretor de Assessoria Legislativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), começou a carreira de cartola na Federação Alagoana de Futebol e é servidor aposentado do Senado.

De acordo com o que apurou o repórter Gustavo Garcia, do G1, Vanderbergue monitorou Delcídio para Renan Calheiros e, antes que se soubesse que ele havia feito acordo de delação com os investigadores da Operação Lava Jato, chegou a oferecer apoio para o senador se defender.

Atualização às 22h14A assessoria de imprensa de Vandenberg dos Santos Sobreira Machado disse que ele mantém laços de amizade com o senador Delcídio do Amaral que as as conversas gravadas mostram apenas sua avaliação política sobre o assunto. A assessoria também informou que ele não fez parte da Federação Alagoana de Futebol.