As impressionantes cifras do túnel mais longo do mundo
Entregue no prazo e preço planejado
Imagine percorrer 57,1 quilômetros em alta velocidade por um túnel que atravessa o coração de um maciço nos Alpes.
A experiência se torna realidade a partir desta quarta-feira, com a inauguração do Túnel de Base de São Gotardo, o mais longo túnel ferroviário do mundo, na Suíça. O túnel passará a operar comercialmente em dezembro.
A estrutura deve se tornar um dos mais rápidos e eficientes elos de ligação entre o sul e o norte da Europa.
O objetivo é agilizar o trânsito de mercadorias e pessoas, assim como aliviar a contaminação causada pelo tráfego de veículos que circulam por rotas vizinhas.
Autoridades suíças calculam que 260 trens de carga e 65 trens de passageiros vão poder passar pelo túnel diariamente, e que até 20 milhões de pessoas seriam transportadas.
O trajeto entre as cidades de Zurique (Suíça) e Milão (Itália), por exemplo, vai ser reduzido para 2 horas e 50 minutos, quase uma hora a menos do que o tempo gasto atualmente.
O Túnel de Base de São Gotardo liga a cidade de Bodio (sul) à comuna de Erstfeld (norte), conectando assim às regiões de língua italiana e alemã da Suíça.
Na realidade, trata-se de dois túneis colados, um de ida e outro de volta.
A estrutura conta ainda com um potente sistema de refrigeração, já que a temperatura em seu interior pode alcançar 50 graus Celsius.
Tamanha foi a quantidade de rocha e escombros retirados ─ mais de 28 milhões de toneladas, no total - que no vale onde se encontra uma das bocas do túnel "nasceram" várias montanhas.
Mas essas não são as únicas cifras que impressionam.
Confira abaixo os dados compilados pela BBC Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário